Sobre nós

Tudo começou como uma ideia de negócio, ou um negócio que poderia correr bem a partir de uma ideia.

O meu nome é Fernando Jorge Costa e no início de 2011 numa ida à aldeia dos meus avós em Olo, concelho de Amarante ofereceram-me uma abóbora. Sim! Uma Abóbora! Em condições normais seria simplesmente uma oferta, um gesto de simpatia e de acolhimento, hábito normal numa localidade rural, onde cada um partilha o que tem e o que a terra dá.

Mas aquela abóbora deu-me uma ideia. Porque não criar um doce de Abóbora? E assim começou este negócio que teve como mote uma ideia.

Inicialmente comecei a testar receitas, variações, aplicar melhorias face á composição tradicional do doce, preocupação na redução de açúcares e simultaneamente adquiri competências e conhecimentos para fazer um produto que fosse tradicional, de qualidade, que nos levasse numa viagem de sabores antigos e simultaneamente com combinações inovadoras e uma imagem diferenciada.

Embora ainda como uma atividade extra a meio de 2011 já tinha loja online e uma gama de 16 produtos. Rapidamente comecei a trabalhar com outros métodos de produção e a utilização de técnicas que fossem eficazes na produção da melhor compota, mas ao mesmo tempo sempre com a preocupação em não utilizar aditivos ou conservantes na sua composição.

No fim de 2011 certifiquei o local de produção como Unidade Produtiva Artesanal com o n.º 122460, e eu, Fernando Jorge Mocetão da Costa, artesão n.º 112665, pela CEARTE e pelo IEFP. No final do ano aderi também ao selo Portugal Sou Eu.

A marca Sabores da Torre nasce em 2012 com a necessidade de fazer chegar ao mercado um produto com credibilidade e que rapidamente fosse identificado. Inicialmente todo o processo de produção, embalamento e rotulagem era feito integralmente por mim e de forma artesanal.

Assim permaneceu até 2015 como uma atividade extra com um peso muito significativo nos meus momento após laboral e a exigir cada vez mais responsabilidade e dedicação. Em 2015 já estávamos representados em 28 espaços comerciais, desde lojas gourmet, petiscarias, mercearias tradicionais, confeitarias, etc.

A partir da segunda metade de 2015, tomei a opção de tornar a atividade como a minha ocupação principal e exclusiva.

Criamos uma área de produção (UPA – Unidade de Produção Artesanal) na freguesia de Olo onde tudo se iniciou … com a abóbora oferecida. Criamos um Showroom, a partir de uma loja antiga (lagar) onde restauramos o espaço e o decoramos com objetos e mobiliário antigo que estava guardado, como que destinados para esta aventura.

Atualmente temos uma gama que passa por mais de 45 doces e compotas, em linhas Seleção e Premium, marmeladas, uma linha de geleias, chutneys e pastas, cogumelos, biscoitos regionais, chás, infusões e ervas aromáticas, tostas artesanais e licores artesanais, num total de 140 referências de produtos.

É possível também degustar o que produzimos e conhecer melhor a história dos Sabores da Torre no nosso espaço, assim como passar uns bons momentos em contacto com a natureza e costumes rurais que tão bem identificam a aldeia de Olo.

Desde Outubro de 2019, os nossos produtos passaram a incluir código de barras atribuídos pela GS1 Portugal e a rotulagem em Português e Inglês.

Em resumo, pretendemos dar continuidade a uma marca que é apaixonada pelos produtos artesanais e que a todo o momento pretende enaltecer o que de melhor se faz em Portugal, através da cooperação com outros parceiros que diretamente ou indiretamente ajudam a crescer a marca Sabores da Torre.

Queremos também garantir que embora através de métodos e processos artesanais, os nossos produtos são criados como unidades únicas e cada uma é especial, mas temos também a ambição de estar presentes em mais pontos de venda onde a marca se possa identificar e trazer valor acrescentado na valorização da marca Portugal.

O nosso objetivo é crescer enquanto empresa, mantendo sempre a ligação a um produto artesanal, rico em histórias, costumes e tradições, onde cada degustação seja uma viagem de sabores.

Seja o primeiro a entrar e participar nesta viagem. Do lanche e petiscos tratamos nós 😉